segunda-feira, 2 de maio de 2011

Gestão Empresarial: Teoria, Implementação e Prática

Em 1903 chegaram os primeiros trabalhos de Taylor, a administração científica entrando em ação. A grande característica da administração científica, foi o estudo aprofundado das tarefas, do relacionamento: homem, máquina.
Buscava-se o melhor jeito de se fazer uma atividade, de colocar a mão na massa, de realmente se preocupar. Cada movimento era estudado e pensado. Hoje, empresas buscam pessoas capazes de identificar oportunidades, pessoas inovadoras e empreendedoras. A maioria das pessoas tem pouca criatividade para resolver problemas organizacionais.
É preciso controlar e coagir para alcançar os objetivos da organização. A motivação existe tantos no níveis sociais, de estima e autorrealização, quanto nos níveis fisiológicos e de segurança. Se adequadamente motivadas, as pessoas podem ser criativas e autodirigidas.
Muitas pessoas esperam ser dirigidas, ou seja, esperam mandar para fazer, não são capazes de identificar a necessidade da organização. Alguns ainda nem sabem para onde estão indo e onde querem chegar. Os colaborados devem ter bem definida as metas.
Para eu realizar alguma tarefa, eu preciso saber quais são as minhas metas e objetivos, caso contrário, não terei sucesso na realização desta.

Planejamento Estratégico

Foi com a teoria neoclássica que se evidenciou a importância do planejamento estartégico para o sucesso das organizações .
- Depois que foram estabelecidos os objetivos da empresa, é necessário determinar as estretégias para estabelecer como serão alcançados esses objetivos.

Estou estudando Gestão Empresarial, tem muitos pontos importantes, no próximo post vou falar mais sobre este assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário