segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Com baixo desemprego, pequenas e médias investem para reter talentos.

Primeiramente quero desejar um Feliz 2011 a todos os leitores deste blog.
Com o baixo desemprego, pequenas e médias empresas se esforçam e fazem de tudo para manter os bons profissionais na equipe. Muitas delas, oferecem até 16º salário e meio expediente na data de aniversário do funcionário, acredite!
Os pequenos e médios empresários, acreditam que as empresas maiores podem pagar bem mais aos profissionais, por isso, empresas de diferentes ramos estão montando estratégias para manter seus funcionários. Os benefícios vão desde meio expediente no aniversário, até churrasco uma vez por mês. Tem empresário que oferece até piscina e jogos.
Todos sabemos que hoje em dia, conseguir boas pessoas para integrar a equipe não é fácil, o melhor é conservar o funcionário antigo.
Outra opção é oferecer ao talento uma pequena participação na empresa, que pode ser de 1%. “Dessa forma, o funcionário passa a integrar a empresa como dono e as remunerações podem vir maiores, compensando ficar pelo status de ser parte da organização”, diz. Entre outras medidas possíveis está até subsidiar parte da moradia para perto da empresa, em vez de pagar o vale transporte para quem mora longe. Para Messias, 5% da folha de pagamento podem ser destinados a ações como essas para, posteriormente, avaliar os ganhos e as carências existentes.
Falta mão de obra
De acordo com Reinaldo Messias, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo (Sebrae/SP), em período de aquecimento econômico é comum que menores empresas sejam fornecedoras de mão de obra para as grandes, o que exige do pequeno empresário atenção sobre políticas de retenção. “No passado, até funcionava aquela história do ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’, mas hoje, com a demanda aquecida, a necessidade por gente boa é maior e o mercado não tem essa mão de obra disponível."

Pois é, para quem busca qualificação profissional, o mercado de trabalho trás boas oportunidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário